Publicado em: 05/09/2024 Fonte: Mundo Marketing
Celebrado no dia 15 de setembro, o Dia do Cliente está fixado no radar dos profissionais de Marketing como uma das mais importantes datas comerciais do segundo semestre. Mais que vender, no entanto, a ocasião oferece aos varejistas a oportunidade de encantar os consumidores, fidelizando-os e garantindo novas interações no futuro.
Para isso, estratégias focadas nos reais interesses dos clientes devem ditar o tom das ações no dia 15. É o que recomenda Rafael Byrch, gerente de Marketing e Inovação do Grupo Selbetti. Na avaliação do especialista, o bom relacionamento com o consumidor é cada vez mais um aspecto fundamental para o êxito de uma loja.
Neste panorama, o Dia do Cliente proporciona a oportunidade de executar diversas estratégias que contribuem para o alcance de objetivos como elevar o tíquete-médio das vendas e garantir resultados positivos de forma consistente em uma única data. Pensando nisso, Byrch compartilhou quatro dicas para homenagear o cliente e obter resultados na data.
Entenda o perfil do cliente para solucionar seus problemas
Conforme mencionado, estratégias focadas nos reais interesses dos clientes devem ser o núcleo das ações de Marketing. É imprescindível conhecer os desejos, preferências e preocupações dos consumidores, estudando-os e interpretando as informações que ajudarão a segmentar as ações para o Dia do Cliente de maneira mais precisa e eficaz.
Para este fim, é investir em tecnologia para coletar e processar dados. Com informações sólidas sobre os clientes armazenadas em um sistema, é possível acessar detalhes que aproximam a loja do perfil ideal de consumidor. A partir deste ponto, é possível personalizar o atendimento de acordo com as demandas de cada pessoa.
Essa personalização é especialmente crucial em datas como o Dia do Cliente, pois faz com que os compradores se sintam mais valorizados pela percepção de que tudo está adaptado às suas preferências.
Capriche na comunicação visual do ponto de venda
A exemplo do que acontece em outras datas importantes para o comércio, alguns dos principais objetivos estabelecidos para o Dia do Cliente estão interligados. A prioridade é aproveitar a data para impressionar os clientes com uma experiência de compra de alta qualidade e, como consequência, as lojas podem aprimorar o relacionamento com o cliente.
Nesse contexto, um fator indispensável é a comunicação visual. Ela desempenha um papel fundamental ao auxiliar os clientes durante o processo de compra, otimizando sua experiência e estabelecendo um relacionamento efetivo com eles.
Para que a relação seja positiva e o consumidor alcance sucesso ao interagir com a loja, a comunicação visual precisa ser infalível. Ela deve ser atrativa e livre de erros, garantindo uma leitura fluida e sem dificuldades para os clientes.
A recomendação é garantir um jogo eficiente de cartazeamento e etiquetagem, capaz de chamar a atenção dos clientes para as ofertas mais atrativas e fornecer informações precisas sobre produtos e preços. Cabe ressaltar que a busca por informações sobre produtos e serviços corresponde a um dos principais gatilhos pelos quais os consumidores se dirigem às lojas físicas.
Capacite sua equipe de vendas
A experiência de compra é de extrema importância todos os dias, e em datas especiais como o Dia do Cliente, ela merece atenção ainda mais especial. Caso a jornada de compra seja afetada por falhas e atritos no momento do atendimento, toda a preparação feita para a data pode ser arruinada.
Entra, nesta janela, a figura do vendedor. Isso porque os clientes apreciam bons atendimentos e tendem a voltar a uma loja quando recebem atenção e assistência para tomar as melhores decisões e solucionar seus problemas.
Pensando nisso, treinar a equipe de vendas é vital para alcançar o sucesso no Dia do Cliente. Varejistas devem investir na capacitação dos seus atendentes para que eles estejam preparados para atender a qualquer demanda (dentro dos limites da reciprocidade) e façam com que o consumidor se sinta verdadeiramente especial.
Garanta a eficiência operacional da sua loja
Antes de resolver todos os problemas do cliente na loja, é necessário olhar para dentro. A comunicação visual, o relacionamento com o consumidor, a experiência de compra e as ofertas atrativas são objetivos a serem cumpridos, mas antes disso, é preciso realizar um trabalho interno árduo.
Para que as ações do Dia do Cliente tragam bons resultados para o varejo, as lojas precisam ter eficiência operacional. Tudo precisa funcionar perfeitamente para que o PDV cumpra seu papel: fechar vendas e proporcionar uma excelente experiência ao consumidor.
Para garantir a precisão de todos os sistemas, varejistas podem fazer um checklist para confirmar que tudo está preparado para receber o consumidor em seu dia especial, evitando atritos ou irritações. A lista de verificação pode ser montada a partir de questões simples, relacionadas ao processo de montagem do espaço.
O estoque está preparado para fornecer os produtos necessários? A loja possui um sistema de self-checkout rápido, versátil e eficiente? Existe um canal de ouvidoria para que o cliente possa realizar reclamações e sugestões? Esses detalhes fazem toda a diferença e, se bem trabalhados, permitirão que o consumidor aproveite as ofertas especiais e construa uma impressão positiva sobre o ponto de vendas.